» Saiba como tingir os cabelos brancos sem agredir os fios

Postado em: quarta-feira, 28 de março de 2012 às 10:12

Saiba como tingir os cabelos brancos sem agredir os fios

Tonalizante é recomendado para quem não tem muitos fios grisalhos.
Produto não tem amônia e possui baixa concentração de água oxigenada.

Do G1, em São Paulo

O surgimento de cabelos brancos é um problema muito comum na maioria das pessoas. O Bem Estar desta segunda-feira (26) explicou por que ele ocorre e mostrou a diferença entre tintura e tonalizante.

Muita gente acha que arrancar um fio faz com que mais cabelos grisalhos apareçam, mas isso é mito. O que ocorre é que em cada folículo podem nascer quatro fios. Quando se arranca um cabelo branco, outros fios brancos irão nascer do mesmo folículo. Os fios brancos normalmente aparecerem com o envelhecimento e o cabelo começa a ficar branco, cinza ou prata. Por questões genéticas, algumas pessoas têm mais cabelos brancos que outras.

Para cobrir os fios brancos, o produto que menos agride é o tonalizante porque não tem amônia e possui baixa concentração de água oxigenada. As cutículas ficam pouco abertas, fazendo com que a coloração não penetre, se mantenha superficialmente e saia durante as lavagens. A água oxigenada em baixa concentração não tira a cor natural do cabelo, apenas ressalta a cor que está sendo aplicada. Esse produto é recomendado para quem não tem muitos fios grisalhos.

Arte Cabelo Branco Bem Estar (Foto: Arte/G1)

A tintura possui amônia, substância que abre bastante as cutículas para que o produto entre no córtex capilar, o coração dos cabelos. Também possui água oxigenada em alta concentração, que descolore bem os fios.

Depois que a tintura age, é preciso passar um produto para fechar a cutícula. A tintura substitui a cor do cabelo natural e não sai com a lavagem. É permanente e recomendado para quem tem mais de 50% dos cabelos brancos. Atualmente, muitos desses produtos têm a função de hidratar, já que a química resseca o cabelo.

É importante olhar o rótulo do produto antes de tingir o cabelo. Depois de tingido, esse cabelo exige cuidados especiais e, como a química resseca os fios, é importante hidratá-lo a cada 15 dias. Além disso, o uso de protetor solar para os cabelos também pode ajudar. O bastão que colore a raiz ou o rímel podem ser usados por um período curto e o rímel deixa os cabelos duros. Outra opção é a hena, que não é tintura, é um pó colorido que existe nas cores preta, azul e roxa.

Muitas mulheres reclamam de ter que pintar os cabelos com tanta frequência. Para adiar a ida ao salão, o colorista Juha deu a dica: reparta os cabelos irregularmente, use tiara com pente e outros acessórios que escondem a raiz, como uma fita de cabelo. Mulheres morenas não devem usar coloração muito escura porque deixa o cabelo artificial e pesado. O ideal é fazer mechas marrom ou castanho claro. As loiras devem escolher as mechas também loiras, que deixam o cabelo mesclado e dourado.

Os fios ficam amarelos porque são mais porosos e sofrem agressões com o excesso de sol, poluição, água do mar, cloro e até mesmo com a nicotina. Há shampoos especiais para cabelos brancos que ajudam a eliminar o amarelado. Outra opção é a coloração para fios brancos.

O cabelo branco fica rebelde porque o folículo piloso envelhecido tem menor capacidade de se nutrir e produz menos queratina. O folículo atrofia e impede a produção de cabelo, por isso os idosos têm cada vez mais fios finos. Problemas emocionais, como o estresse, podem deixar os cabelos brancos. Acredita-se que isso ocorre porque o folículo piloso está ligado a neurotransmissores. Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os médicos ainda não têm essa certeza.

Se você tem cabelo branco e quer mantê-lo, faça hidratação uma vez por semana. Fios brancos exigem um bom corte e, segundo o colorista Juha, a aparência tem que estar impecável. Mulheres devem caprichar na maquiagem e na escolha das roupas e prestar atenção em outros aspectos do corpo, o que ajuda na aparência com o cabelo branco.

Fonte BEM ESTAR

Leia tambem