Fotos: Luis Gava/PMC
Para aprimorar o atendimento à população e agilizar o processo de lançamento de dados no sistema E-SUS, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde entregou nesta terça-feira (04/07), 150 tablets para os agentes comunitários de saúde (ACS).
O sistema E-SUS é um programa que alimenta os dados de todos os pacientes do município e que já começou a ser implantado nas Unidades.
Segundo Carolina de Jesus, primeira ACS a receber o tablet, o trabalho exercido terá maior qualidade. “Vamos ser mais produtivos. Tanto no lançamento de dados no sistema quanto no atendimento ao público. E a central ainda receberá todas as informações de forma mais rápida. Trabalho como ACS faz oito anos e sempre esperei por esta ajuda da Prefeitura. Estou muito feliz” afirmou Carolina.
Presente na cerimônia de entrega dos tablets, o vice-prefeito, Eugênio Campos Junior, disse que os agentes comunitários de saúde são as pessoas que mais conhecem a cidade e a população. “Quer saber sobre Caraguatatuba? Peça informações a um ACS. Eles sabem de tudo. Cada detalhe do município. Todas as necessidades e o perfil de cada família. Isso é incrível”, ressaltou Campos Junior.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, esclareceu o que muda no trabalho dos ACSs com a implantação do sistema E-SUS. “Antes os agentes preenchiam diversas fichas com os dados de cada paciente atendido pelo SUS. Com a chegada desta tecnologia, tudo será digitado diretamente no sistema, economizando tempo no processo de envio de informações para o Ministério da Saúde”, disse o secretário.
Amauri Toledo ainda destacou o trabalho feito nos primeiros seis meses da gestão Aguilar Junior. “Nossa luta continua. Muito já foi realizado, mas várias outras coisas estão pela frente. Tudo que foi reivindicado passou por analise e será realizado. Não estamos parados” ressaltou Toledo.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, declarou que com a entrega dos tablets, os agentes poderão focar no atendimento humanizado a população. “Essa é uma ferramenta para facilitar o trabalho dos ACSs. A partir de agora, ao invés de se preocupar com as inúmeras fichas que eram preenchidas, nossos agentes passarão a fazer um atendimento cada vez mais humanizado, focado em cada munícipe.”